Paróquia de São José (Una-BA) celebrou a Missa "In Coena Domini" na Quinta-feira Santa

A Paróquia de São José (Una-Ba) celebrou na quinta (17), às 19 horas, a missa "In Coena Domini", primeiro dia do sagrado Tríduo Pascal, onde foi instituída a Eucaristia e o Sacerdócio Ministerial.
O rito litúrgico relembrou também o gesto do lava-pés, onde Jesus Cristo deu exemplo de humildade ao lavar os pés de seus discípulos. Após a missa houve a trasladação do Santíssimo Sacramento para o altar da reposição, onde ficou exposto para a adoração até às 23horas.

Missa In Coena Domini (*)
A celebração da Quinta-feira Santa como memória especial da Ceia do Senhor tem sua primeira notícia histórica no Século IV. O Sacramentário de Gelásio (século VII [?]) traz três missas: a primeira era para a reconciliação dos penitentes, inclusive, tinha a mesma antífona que cantamos hoje; a segunda era a Missa Crismal, da Bênção dos Santos Óleos; e a terceira comemorava a Instituição da Eucaristia.
No século VI e VII, a Quinta-feira Santa era chamada de "Natalis Calicis". Até antes da reforma, era chamada de "Feria V in Coena Domini". Após a reforma litúrgica, a terminologia passou a ser "Feria V Hebdomadae Sanctae" (Quinta-feira da Semana Santa) para a terminologia geral e para as duas missas celebradas neste dia.

Comentarista

Procissão de Entrada

Procissão de Entrada






Proclamação do Evangelho
Santíssimo Sacramento
Adoração a Jesus Cristo na Eucaristia

Trasladação do Santíssimo Sacramento


Adoração ao Santíssimo Sacramento

Adoração ao Santíssimo Sacramento
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda Paroquial 2020

Pesquisar

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog