Hasteamento de bandeiras marca atividades do aniversário de 90 anos de Una/BA

Na manhã desse sábado (02.08) aconteceu no Centro Administrativo de Una/BA a solenidade de hasteamento das bandeiras de Una, Bahia e do Brasil em alusão à comemoração dos 90 anos da cidade, no dia 02 de agosto. Muitas pessoas da comunidade prestigiaram o ato solene, acompanhado por autoridades do executivo e legislativo municipal e pela sociedade civil. Dentre os presentes citamos: O Padre Gilvan Oliveira, David Cerqueira (Presidente da Câmara de Vereadores) e a Prefeita Diane Rusciolelli.


 
O Hasteamento da Bandeira é realizado sempre no dia do aniversário da cidade como gesto de cidadania e respeito pela nossa cidade. Após, os presentes visitaram a exposição de fotos históricas e móveis antigos da cidade de Una/BA. A exposição visou resgatar a memória da cidade, através de acervo muito antigo, onde as pessoas puderam conferir as ações realizadas ao longo de todos esses anos.






Una é um município do estado da Bahia, no Brasil. Seu nome significa, em língua tupi, "preto", numa alusão à coloração do rio que banha a cidade. O município foi criado em 2 de agosto de 1890.

A região era primitivamente habitada pelos índios pataxós. O território integrava a sesmaria do Capitão-Mor Dom Rodrigo José de Menezes. Seu desbravamento iniciou-se por volta de 1770, por Maria Clementina Henriqueta e familiares, que ali se estabeleceram formando a fazenda São José. Com a chegada de colonos alemães e poloneses, formou-se a povoação denominada Una, entre as desembocaduras dos rios Uma e Maroim. Em 1860, criou-se a freguesia com o nome de Santo Antônio da Barra do Una. Criou-se o município em 1890. Supresso em 1923, seu território foi anexado a Canavieiras. Em 1924, restaurou-se o município com sede no povoado de Cachoeirinha. Em 1939, elevou-se a vila à cidade, alterando-se o topônimo para Una. O topônimo é um vocábulo tupi que significa “negro”. Os nativos de Una são chamados unenses.
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda Paroquial 2020

Pesquisar

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog