Igreja celebra Dia Mundial das Missões neste domingo


No dia 19, a Igreja do mundo celebra o Dia Mundial das Missões. A data foi criada em 1926, pelo, na época, Papa Pio XI, que ficou conhecido como “papa missionário”. Desde então, esse dia é tradicionalmente celebrado no penúltimo domingo do mês de outubro.
Durante este dia, assim como em todo o mês de outubro, as paróquias são convidadas a realizarem atividades que motivem e incentivem o espírito de solidariedade e evangelização nos fieis.
Para reforçar a importância dessa celebração, que já está na 88ª edição, o Papa Francisco elaborou uma mensagem que destinou a todos os cristãos. Na carta, o Pontífice pede empenho para que a obra missionária permaneça viva.
“O Dia Mundial das Missões é um momento privilegiado para os fieis dos vários continentes se empenharem, com oração e gestos concretos de solidariedade, no apoio às Igrejas jovens dos territórios de missão. Trata-se de uma ocorrência permeada de graça e alegria: de graça, porque o Espírito Santo, enviado pelo Pai, dá sabedoria e fortaleza a quantos são dóceis a sua ação; de alegria, porque Jesus Cristo, Filho do Pai, enviado a evangelizar o mundo, sustenta e acompanha a nossa obra missionária”, disse o Papa Francisco em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões deste ano.
Para colocar em prática os “gestos concretos de solidariedade”, como solicitou o Papa na mensagem, neste dia, as coletas realizadas nas Santas Missas em todas as comunidades, paróquias, capelas e instituições arquidiocesanas serão enviadas integralmente para as Pontifícias Obras Missionárias (POM), entidade que coordena os trabalhos missionários da Igreja.
De acordo com a POM, "o dinheiro arrecadado no Dia Mundial das Missões pela Igreja no Brasil é revertido para um Fundo Mundial de Solidariedade para projetos da Igreja universal em territórios de Missão, como a sustentação de dioceses, promoção humana, abertura e manutenção de seminários, financiamento de obras sociais e assistência aos missionários em todo o mundo".
Não deixe de ajudar!


Oração do Mês Missionário
Pai de Bondade,
nós te agradecemos pelo teu Filho Jesus
enviado para dar vida plena a toda criatura.
Dá-nos teu Espírito para que, libertos do egoísmo e do medo,
lutemos com coragem contra toda forma de escravidão.
Como Igreja missionária, renovamos nosso compromisso
de anunciar o Evangelho em toda parte.
E, com intercessão de Maria, alcançar a libertação prometida. Amém


Fonte: http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br/noticias.php?cod=2518
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda Paroquial 2020

Pesquisar

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog