SEJA UM LÍDER DA PASTORAL DA CRIANÇA EM UNA


Nós somos chamados a dar nosso testemunho em público a serviço da vida plena.


A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, a partir do ventre materno até aos seis anos de idade. "Para que todas as crianças tenham vida em abundância" (Cf. Jo 10, 10). 
Para poder atuar na Pastoral da Criança, você deverá procurar um dos líderes e demonstrar seu desejo de servir a essa obra de Deus ou a Secretária Paroquial com Joelma.
A atuação voluntária na Pastoral da Criança pode ser realizada de diversas formas, dependendo da sua vontade de servir, como prega nosso Pe. Nerivaldo, (serviços é o que não falta) e tempo é questão de preferência. Seja bem vindo(a).


O QUE VOCÊ VAI FAZER? O líder participará de três atividades durante o mês, quais são: Visita Domiciliar, Celebração da Vida e Reunião de reflexão e Avaliação, mas geralmente se realiza numa mesma semana no mês, começando com a reunião de organização, onde você será locado a uma das comunidades como: Sucupira, Marcel Ganem ou Urbis, onde você também já começa interagindo com a reflexão da palavra e com as decisões de planejamento para as visitas da Celebração da Vida.
Na visita domiciliar: O líder ou voluntário nessa visita portando material didático em mãos, orientará sobre as noções básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação. Na Celebração da Vida: É uma das três atividades principais do líder da Pastoral da Criança. Conforme a Bíblia, qual o sentido de "Celebrar"? O povo de Deus, que saiu da situação de escravidão no Egito e foi conduzido por Javé para a terra prometida, celebrou a sua Páscoa (Ex 12, 1-2. 14); nós também, renascidos em Cristo pelo Batismo em virtude da Nova Páscoa de Jesus, comemoramos na Celebração da Vida a passagem de situações de morte (desnutrição, doenças, violência, falta de harmonia e de paz) para situações de vida. Por isso, é que chamamos de Celebração da Vida a estas nossas reuniões mensais. Com esse trabalho seremos salvadores e promotores de vida e nesse dia celebram isso com as famílias.
E o que quer dizer "Vida" na Bíblia? "Vida" na Bíblia quer dizer: "viver com"; "viver para"; "estar presente aos outros", significa "comunhão". Assim também no Dia da Celebração da Vida, vocês estão juntos e compartilham com as famílias orientações sobre saúde, educação, nutrição e cidadania, também pesam as crianças e elas podem brincar juntas, o que é muito bom para seu desenvolvimento. Nesse dia, as famílias se reúnem para celebrar também a solidariedade, pois nele podem ser discutidos problemas que estão afligindo as famílias para que mães, pais, familiares e líderes juntos possam procurar soluções para resolvê-los.
E a Pastoral da Criança oferece cursos posteriormente para os voluntários se tornarem líderes. Atualmente a Pastoral da criança de Una, conta com a: Coordenadora: Antonia S. Reis – Líderes e Voluntários: Dajudinha, Júlio, Gilcélia, Domingas, Santa, Bel, Laudicena(Sene), Marlene, Dajuda Loureiro, Marlucia, Tiúba, Osvanildo, Elza, Cristina, Lurdes, Jana, Sumaia, Eliene, Aline, Denise, Eduardo(Quinho) e sobre a Administração Paroquial do Pe. Nerivaldo Azevedo. 
Fonte: Texto da Pastoral da Criança da Paróquia São José (Una/BA)
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda Paroquial 2020

Pesquisar

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog