Família e amigos celebram instituição do ministério de leitorato do seminarista Caique Pablo




Na noite do dia 26 de dezembro – Dia de Santo Estêvão, fieis da Paróquia São José (Una/BA) participaram da Celebração de Instituição do Ministério do Leitorado do Seminarista Caique Pablo, presidida pelo Bispo da Diocese de Itabuna (BA), Dom Carlos Alberto, concelebrada por diversos padres.
O ministério de leitorato é o primeiro ministério recebido por um seminarista durante a sua formação. Posteriormente vem o ministério de acolitato, diaconato e ordenação sacerdotal.
Rito de Instituição do Leitorado: “Durante os estudos teológicos, reserve-se para cada seminarista tempo especial ao estudo e à meditação da Palavra de Deus, com programação especial, pessoal, a fim de ajudá-lo a assumir e viver o ministério de leitor em preparação ao diaconado e ao presbiterado, que exigem o desempenho fiel e competente do serviço da palavra, observando a preparação técnica de proclamação e oratória. É muito importante que o leitorado seja precedido de retiro espiritual que prepare mais intensamente o candidato para ser instituído nesse ministério de leitor. É aconselhável que este tempo especial de preparação para o leitorado ocorra durante o segundo ano de teologia, sendo concluído com o rito da Instituição do candidato nesse ministério”. Demais orientações encontram-se nos números 195 e 196 do documento 93 da CNBB: Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil.















































Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda Paroquial 2020

Pesquisar

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog